sábado, 23 de março de 2013

A pregação de CASA EM CASA foi nada mais e nada menos que "UM CONVITE FORMAL" às boas novas do reino á família Israelita; ....... os filhos da promessa.

Essa é uma parábola que Jesus fez, acerca da pregação das boas novas que ocorreria em Israel; aos filhos da promessa (judeus):
Lucas 14:17- E à hora da ceia (TEMPO DA GRAÇA) mandou o seu servo (CRISTO) dizer aos convidados (AMIGOS (os Israelitas)): Vinde, que já tudo está preparado.

Os convidados á ceia da parábola de Jesus, eram os Israelitas; pois foram "o povo de Deus até a morte de Cristo".
Por causa da promessa que Deus fez á Abraão, de ter os Israelitas como "UM POVO ESPECIAL E DILETO", o convite ás boas novas teria que ser feito primeiramente á eles, e diferente dos demais povos; ou seja; um convite especial; ....... "DE CASA EM CASA".
Em qualquer lugar do mundo, quando alguém faz uma festa, esse alguém leva o convite aos parentes, ou amigos mais achegados; nas suas casas; de uma maneira formal; diferentemente de outros convidados.
Pregar "NAS CASAS" de Israelitas foi "UMA ENTREGA ESPECIAL DE CONVITE ÁS BOAS NOVAS", que duraria até a completa recusa ao convite; ou seja; até matarem Jesus Cristo.
Consequentemente a promessa que Deus fez á Abraão, de que os teria como "seu povo", também findaria quando matassem Jesus; ....... sendo que depois disso a oliveira (eles; os judeus) seria cortada do tronco, prá ser enxertado o zambujeiro (nós; os gentios).
Isso é tão evidente, que na sequência da leitura da parábola, lemos Jesus dizendo que MATARAM os profetas enviados por Deus no velho testamento, e que também levavam outros convites á outras festas (espirituais) oferecida á eles.

Porque a pregação entre os gentios não foi "de casa em casa" como em Israel?
Os gentios não eram ``FAMÍLIA`` (filhos da promessa); e não eram os convidados da parábola; ....... portanto a parábola não se aplica á eles; ou seja; não receberiam o convite NAS SUAS CASAS como foi com Israelitas.
Na sequência da leitura da mesma parábola, vemos que depois que "OS CONVIDADOS" recusaram o convite; os mancos; os aleijado; os cegos; ou seja; os gentios foram os convidados; mas volto á dizer; ..... não como foram os Israelitas. 
Evidentemente nos gentios se cumpriria a promessa que Jesus fez aos discípulos, de que "CONVINHA QUE OUTRAS OVELHAS DE OUTROS APRISCOS" se ajuntassem ao seu aprisco, que eram os judeus convertidos ao cristianismo.
Ou seja; Jesus chamaria dentre os gentios outras ovelhas; e ai judeus e gentios formariam 1 só aprisco; .......... mas bem frisado; enquanto Jesus estava vivo não lhes deu á entender que isso se cumpriria com os tais.
"TODO ISRAELITA" que vivia em Israel, ou em qualquer parte do mundo "JÁ NASCIA COM A PROMESSA"; e por conta disso, "TODO ISRAELITA" teria que receber o convite ás boas novas na sua casa; ou onde vivesse; se em Israel; se na Ásia; ou se na Europa.
Obviamente prá isso acontecer, "TODA CASA DE ISRAELITA" teria que ser visitada; assim como "TODA SINAGOGA DE ISRAEL", ou as espalhadas pelo mundo; ........ por isso vemos que mesmo depois da morte de Cristo; durante alguns anos os apóstolos pregavam em terras de gentios, SOMENTE Á JUDEUS E PROSÉLITOS (gentios convertidos ao judaísmo), mas nunca aos gentios.
Diferentemente do judeu que "já nascia com a promessa", o gentio NÃO NASCIA COM PROMESSA ALGUMA SOBRE SUA CABEÇA; por isso o convite á ele não seria levado "á porta de sua casa", como foi com judeus.

A coisa funcionava assim:
Como "SOMENTE ALGUNS GENTIOS" são escolhidos dentre a humanidade, então Deus "criava" situações onde esses "ALGUNS GENTIOS" receberiam o convite ás boas novas (lembremos que Deus enviou Felipe ao eunuco; o Espírito Santo proibia Paulo de entrar em  certos lugares, enquanto o mandava a outros); ....... enfim; aos gentios a pregação não foi de casa em casa.
Notamos que a parábola ENFATIZA o convite aos "convidados", como um convite formal; ao passo que o convite aos gentios (mancos, aleijados, e cegos); ela diz que  seriam "forçados" á entrarem á festa.

A parábola diferencia claramente os 2 convites (á judeus e á gentios), deixando claro que o convite aos gentios não foi de casa em casa.
Lucas 14:21- ...... traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos , e cegos.... E FORÇA OS Á ENTRAR.

O objetivo desse trabalho é refutar 2 "grandes e velhos" enganos das testemunhas de Jeová:
1- Claro que os os discípulos  de Jesus pregaram aos gentios, mas não foi por ele (Jesus) que foram comissionados á essa tarefa. Na realidade; contrariamente ao que a grande maioria das religiões entendem; enquanto Jesus esteve com seus discípulos, nunca lhes deu á entender que algum dia pregariam á gentios;....
2-..... e muito menos que tinham que pregar aos tais TAMBÉM DE CASA EM CASA, como fizeram em Israel; pois como vimos, esse método de pregação foi uma espécie de entrega de convites, feito de MANEIRA FORMAL E ESPECIAL; aos detentores da promessa.

Antes de iniciarmos a refutação vamos ver um breve resumo das perseguições vividas pelos primitivos, por imperadores de Roma; num período que durou 250 longos anos.
As perseguições e os martírios sofridos pelos cristãos primitivos, dos anos 70 até meados do ano 310.
As grandes perseguições sofridas pelo cristianismo nos três primeiros séculos da sua história; principalmente à partir do ano 64; foram movidas principalmente pelas autoridades do Império Romano. A Igreja foi alvo das maiores perseguições no período que vai de Nero (ano 64) até Diocleciano; (ano 305).
Nero – (64 d.C.)- Ocorreu o grande incêndio que destruiu grande parte da cidade de Roma, na época a capital do Império Romano. O povo suspeitava que o próprio Nero tivesse feito isso. No entanto, para desviar as atenções voltadas contra ele, acusou os cristãos de haverem provocado o incêndio, e por isso foram punidos duramente. Milhares deles foram mortos da maneira mais cruel, sendo que entre eles foi morto o apóstolo Paulo.                                         
Dorniciano - (96 d.C.)- Esse imperador foi o autor de uma das maiores perseguições aos cristãos. Perseguiu-os e matou a muitos deles sob a acusação de que eram ateus, por se recusarem a participar do culto ao imperador. Essa perseguição foi breve, porém violenta em extremo. Cristãos aos milhares foram mortos em Roma e na Itália. No governo de Domiciano o apóstolo João foi exilado na ilha de Patmos.
Trajaria - (98 - 117 d.C.)- Foi um dos melhores imperadores, mas achou que devia manter as leis do Império, mantendo o cristianismo como religião ilegal. A Igreja era tida como uma sociedade secreta, o que as leis imperiais proibia. Não molestava os cristãos, porém, quando eram acusados, sofriam sérios castigos. Entre os que morreram durante o seu governo, estavam Simão, irmão de Jesus.
Puno - Enviado pelo imperador da ásia Menor para castigar os cristãos que se recusassem a abjurar da fé em Crista; escreveu ao imperador Trajano: "Eles afirmaram que o seu crime e o seu erro resumia-se nisto: costumavam reunir-se num dia estabelecido, e antes de raiar o dia, revezam-se cantando um hino a Cristo; como a um deus, e obrigavam-se a não roubar, nem furtar, nem adulterar; nunca faltar à palavra; nunca ser desleal, ainda que solicitados.
Adriano - (117 - 138)- Perseguiu os cristãos, mas com moderação e brandura. Entretanto, Telésforo, pastor da igreja de Roma, e muitos outros cristãos, sofreram martírio. Apesar das perseguições nesse tempo, o cristianismo alcançou marcante progresso em numero de membros, riqueza, saber e influência na sociedade.
Antonino, o Pio - (138 - 161- Este imperador de certo modo favoreceu o cristianismo, mas sentiu que devia manter a lei que tratava da ilegalidade de um culto que não reconhecia o valor dos deuses do Império.
Marco Aurélio - (161 - 180- Como fez Adriano, Marco Aurélio considerava a manutenção da religião oficial do Império, uma necessidade política. Mas num ponto foi diferente de Adriano: estimulou a perseguição aos cristãos. Foi cruel e bárbaro; o mais sanguinário depois de Nero. Milhares de cristãos foram decapitados e lançados às feras. Sua ferocidade foi demasiada no sul da Gália. Dizem que durante tortura, os cristãos sofriam sem darem qualquer demonstração de medo; era quase que inacreditável.
Sétimo Severo - (193 - 211)- Foi muito pesada a perseguição sofrida pela Igreja durante este governo. Os cristãos do Egito e norte da África foram os que mais sofreram. Em Alexandria muitos mártires eram diariamente queimados; crucificados ou degolados; mortos estraçalhados pelas feras.
Maximino - (235 - 238)- Nesse período, muitos destacados líderes cristãos morreram.
Décio - (249-251)- Esse imperador decidiu-se resolutamente destruir o cristianismo. Sua perseguição estendeu-se por todo o império, e foi muito violento. Multidões pereceram sob as mais cruéis torturas, em Roma; norte da África; Egito e Ásia Menor.
Valeriano - (253 - 260)- Revelou-se mais severo do que Décio. Visava destruir o cristianismo completamente.

Vamos colocar alguns trechos extraídos de uma carta de Filéias (bispo cristão) aos habitantes de Tmuis (+ ou - do ano 305), prá termos um pequeno vislumbre dos martírios sofridos pelos cristãos primitivos:
 "Não há palavras suficientes para falar das torturas e dores padecidas pelos mártires da Tebaida. Eram dilacerados pelo corpo todo com cacos de louça, em lugar dos ganchos de ferro; até que morressem. Suas mulheres eram amarradas ao alto por um pé e, por meio de roldanas eram puxadas pela cabeça; para baixo, com o corpo inteiramente nu, oferecendo aos olhares de todos o mais humilhante, cruel, desumano dos espetáculos".
 "Outros cristãos morriam acorrentados aos troncos de árvores. Os carnífices os amarravam entre si pelas pernas, nos ramos mais duros das árvores. Dobravam os ramos de tal forma, que quando voltavam a sua posição natural produziam então um esquartejamento total neles. Arquitetavam suplícios inúmeros ás vítimas.
"Todas essas coisas não aconteceram por poucos dias ou por um breve tempo; mas duraram  um longo período de anos. Todos os dias eram mortos mais de dez; outros dias mais de vinte; outros dias não menos de trinta; ou até mesmo cerca de sessenta pessoas. Num só dia foram mortos, acertadamente cem homens com seus filhinhos e mulheres; justiçados através de um constante seguir de refinadas torturas".
"Nós mesmos, presentes no lugar da execução constatamos que num só dia foram mortas  uma massa de fileiras de pessoas. Em parte eram decapitadas; em parte queimadas vivas. Eram tão numerosas as matanças que a lâmina de ferro que usavam  para matar; até mesmo se quebrava.
Os carnífices se cansavam tanto, que até perdiam as forças; DEVENDO SER SUBSTITUÍDOS".

Resultado de imagem para reuniões de cristãos primitivos

Os cristãos eram reputados como "A ESCÓRIA DO MUNDO" aos olhos de Roma.
Foram aproximadamente 250 anos de perseguições desde a queda de Jerusalém (anos 70), até próximo de Roma declarar o cristianismo como igreja oficial do império (ano 305). 
Durante todos esses anos eles NÃO tinham a liberdade de EXERCEREM SUA FÉ.



E a Organização das testemunhas de Jeová afirma que a pregação feita pelos primitivos entre os gentios (no período das perseguições), era "de casa em casa e de porta em porta" como foi em Israel.
Mas será que os cristãos primitivos pregaram o evangelho entre os gentios DE CASA EM CASA??
Por quase 3 séculos eles viveram fugindo; se escondendo em catacumbas subterrâneas e outros; sendo perseguidos muitas vezes como feras; eram reputados como a escória do mundo por serem escravos, pobres, e sem cultura alguma. Quando presos eram torturados até á morte; eram jogados em arenas, ás feras, prá serem dilacerados e  mortos; ...... servindo de espetáculo aos Romanos (abaixo 2 gravuras do Coliseu onde ocorreu muito isso).
Enfim; houve um esforço diabólico, determinado a destruir o cristianismo.

Resultado de imagem para reuniões de cristãos primitivos

Agora pensemos:
Dá prá imaginarmos ESSES PERSEGUIDOS que viviam fugindo (TINHAM MEDO) e se escondendo, batendo nas portas das casas DE SEUS PERSEGUIDORES; pregando sobre o seu Deus á eles como a Organização das Testemunhas de Jeová afirma??
Obviamente se eles fugiam; se se escondiam; se se reuniam em catacumbas subterrâneas, é porque tinham medo; e se tinham medo não batiam nas casas de seus perseguidores.
Prá termos um vislumbre do quão grande foi a perseguição aos cristãos; que existe um conjunto de corredores debaixo da Roma atual; feito por eles (onde se refugiavam), que medem aproximadamente 876 Kms de comprimento; ou seja; mais que o comprimento do pais de Portugal de Norte á Sul.
Claro que essa empreitada requereria muita gente, e muito tempo, e nesse caso também não sobraria tempo prá pregarem de casa em casa.
Não tem como refutar o óbvio.
Sem contar que estamos falando somente de perseguições sofridas por cristãos de Roma; ...... não falamos de perseguições de cristãos de outros países; onde se escondiam em florestas; em cavernas; etc.

Vamos raciocinar com sensatez:
Se pregar de casa em casa É UMA OBRIGAÇÃO DO CRISTÃO, e que faz parte de sua salvação pessoal como as testemunhas de Jeová dizem; certamente os primitivos não fugiriam; e muito menos se esconderiam por longos 250 anos,  pois desejavam ser salvos (a história e os próprios dirigentes da religião declaram isso).
Portanto essa afirmação das tjs  de que os primitivos pregavam de casa em casa entre os gentios, é + 1 grande; velha e absurda mentira.

O próprio Jesus aconselhava-os á fugirem quando estivessem diante das perseguições:
Lucas 21:21- Então, os que estiverem na Judéia, FUJAM PARA OS MONTES; os que estiverem no meio da cidade, saiam; E OS QUE NOS CAMPOS NÃO ENTREM NELA.

Marcos 13:14- Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predita por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então OS QUE ESTIVEREM NA JUDÉIA FUJAM PARA OS MONTES.

O evangelho não se propagou em terras gentias da mesma maneira que se propagara em Israel (CASA EM CASA).
Ele se difundiu em terras gentias de em 2 etapas:
(1.a etapa) Antes da perseguição sob o império romano, o evangelho se propagou em terras gentias, através de reuniões que faziam em CASAS de irmãos batizados; prosélitos; e SINAGOGAS (onde estariam os judeus e prosélitos); .....mas jamais de casa em casa como em Israel.
(Isso é tão verdade, que se Paulo e os demais discípulos pregassem de casa em casa entre gentios como as tjs afirmam; prá que pregarem RELIGIOSAMENTE "TODOS OS SÁBADOS" nas sinagogas?? Não haveria necessidade prá isso, pois INEVITAVELMENTE acabariam batendo nas portas das casas dos frequentadores dessas sinagogas??). 
A verdade é que esse é outro óbvio que também é impossível de ser refutado.

(2.a etapa) ...... depois que iniciou-se as perseguições, ele foi divulgado através de amigos; parentes; conhecidos; locais de trabalho etc; ......ou seja; UMA PREGAÇÃO INFORMAL, porque a liberdade lhes foi cerceada.

Atos 20:20- Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar __publicamente__ e __pelas casas__ (de crentes e prosélitos).

Atos 20:20 (onde fala sobre ENSINAR "PELAS CASAS") declara que:
Sinagogas e escola (locais públicos), e "CASAS" de irmãos e prosélitos, foram "as portas de entrada" pro evangelho em terras gentias; mas se fechariam pouco tempo depois; quando se iniciaria a perseguição sob o império Romano.
No inicio; quando ainda gozavam de uma certa liberdade (não eram ainda perseguidos por Roma), os cristãos tinham a liberdade de divulgarem o evangelho publicamente, mas depois que se iniciou a perseguição sob o império de Roma, eles o difundiram  entre os gentios através de "uma pregação informal"; feita através de amigos; parentes; vizinhos; conhecidos; locais de trabalho; etc.
Isso também é tão verdade, que as cartas dos apóstolos foram escritas antes do ano 70 (ano que se iniciou as perseguições), quando ainda gozavam de alguma liberdade, mas depois disso não se vê cartas ou qualquer outra coisa.
Portanto o evangelho não foi difundido em terras gentias como fora em Israel (casa em casa) como as testemunhas de Jeová afirmam; mas foi  muito mais no silêncio da perseguição acirrada que o cristianismo se espalhou por toda terra.
O silêncio dos cristãos; sua submissão; sua fé e confiança no Cristo; sua esperança, foram os fatores que atraíram multidões de pobres; de escravos; e de atribulados de espírito ao cristianismo; ou seja; uma pregação silenciosa que se valia das obras desses cristãos; das maneiras que reagiam ante ás adversidades.
As provas arqueológicas (cavernas; catacumbas subterrâneas; florestas) estão ai prá mostrar que foram dessas maneiras que o cristianismo se expandiu em terras gentias, porque encontramos gravuras  em paredes de cavernas e catacumbas feitas por eles, demonstrando que viviam fugindo e se escondendo. Obviamente se eles se escondiam em catacumbas e cavernas, é porque tinham medo; e se tinham medo não saiam pregando de casa em casa.
Outrossim; se entendessem que "pregar de casa em casa" fosse algo que fazia parte de sua salvação como as testemunhas entendem; como dissemos anteriormente; eles NÃO SE ESCONDERIAM, E TAMPOUCO FUGIRIAM.
A obrigatoriedade de pregação de casa em casa; a obrigatoriedade de "relatos de horas pregadas em campo" que a Organização impõe aos fiéis; é um cristianismo inventado pela religião, e de forma alguma se harmoniza com a realidade do cristianismo primitivo (anos 64 á 305).
Os relatos de seus medos; suas fugas; seus esconderijos em cavernas; catacumbas subterrâneas; florestas; etc; desmentem o cristianismo que a Organização apregoa.
A própria história está ai prá mostrar + essa mentira da religião, e a mentira se torna maior quando afirmam que somente eles imitam a igreja primitiva  porque somente eles pregam de casa em casa; quando vemos A BÍBLIA+ A HISTÓRIA nos dizer que a pregação aos gentios, não foi de casa em casa como foi em Israel.

Lemos a mentira nessa literatura da religião:
 W 10 1/2 pp.16-17-  .......... enviou seus discípulos DE CASA EM CASA para fazer a mesma coisa........ Mais tarde, ele disse a seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações ........ você pode facilmente identificar OS VERDADEIROS CRISTÃOS HOJE, pois continuam a fazer a mesma obra.

Comentando a literatura:
.......... você pode facilmente identificar OS VERDADEIROS CRISTÃOS HOJE, pois continuam a fazer essa mesma obra.

Vimos ai a Organização tomar presunçosamente para si "A MARCA EXCLUSIVA DO CRISTIANISMO", quando dizem que POR PREGAREM DE CASA EM CASA as pessoas identificam neles OS ÚNICOS E VERDADEIROS CRISTÃOS; ou seja "OS QUE NÃO PREGAM DE CASA EM CASA SÃO FALSOS CRISTÃOS". 

Curioso isso:
Quem disse á Organização das testemunhas de Jeová que "as pessoas identificam neles os verdadeiros cristãos" por pregarem de casa em casa??
Essa declaração é de uma presunção escancarada, porque não se vê as pessoas dizendo isso. Parece que somente eles identificam a si próprios como os únicos cristãos verdadeiros!?

Porque essa declaração é presunçosa e duvidosa?
Como a Organização fez essa pesquisa, prá obter tal estatística??
Qual órgão medidor usou prá isso? O IBOPE?
Que tipo de pessoas consultaram prá obterem tal estatística??
Qual país fizeram essa pesquisa??
Você foi consultado?? Eu não fui!?
O leitor conhece alguma pessoa que foi consultada??
Prá afirmarem que as pessoas identificam neles OS ÚNICOS E VERDADEIROS CRISTÃOS, teriam que ter usado todos esses meios.

Claro que vai depender que tipo de pessoas consultaram.
Uma coisa é as pessoas que não tem conhecimento bíblico algum acharem essa forma de pregação bacana; organizada; persuasiva; etc; mas outra coisa é sabermos se a Organização está contando a verdade ou está mentindo quando afirma que foi DE CASA EM CASA que os primitivos pregaram no mundo todo!?
Nas questões bíblicas "o achismo de indoutos (ignorantes)" não é levado em conta; mesmo porque; até prá nós; no começo da nossa fé; muitas coisas na bíblia nos pareciam estranhas, sendo que hoje já não o são mais. Portanto o que conta é a verdade bíblica.
É claro que os  primitivos pregaram aos gentios; mas não foi de casa em casa como foi em Israel.

Um ponto da bíblia que as testemunhas de Jeová usam prá dar sustento ao seu ensino sobre o pregar “DE CASA EM CASA”, está em Atos 20:20.
Atos 20:20- Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente E PELAS CASAS, etc....

Elas "AFIRMAM" que quando o apóstolo Paulo disse: “Pelas casas” (ou de casa em casa), ele estava se referindo ao método que usou prá pregar “as boas novas”  entre os gentios; ou que passou pregando de casa em casa nas suas terras.

Porque é mentira?
Em Atos 20:20 Paulo "NÃO" estava dizendo que passara pregando as boas novas EM CASAS DE GENTIOS INCRÉDULOS E DESINTERESSADOS, como as Testemunhas de Jeová afirmam.
Quando fazemos a leitura da carta sob contexto (as tjs interessantemente parecem se esquivar disso); vemos Paulo se referir aos locais onde se reuniam já que não possuíam salões do reino ou igrejas prá isso; á saber, locais públicos tais como a sinagoga de Éfesos; a escola de Tirano; teatro; ....... e "casas" de Efesianos prosélitos; gregos e outros (visitantes e moradores); enfim; "casas" de todos que se interessavam no cristianismo.
Paulo fala de visita em "CASAS" de prosélitos e de Efesianos que passavam á se interessar na religião cristã, e não casas de incrédulos.
Nenhum discípulo batia nas casas DE INCRÉDULOS E DESINTERESSADOS NO CRISTIANISMO prá pregarem as boas novas, como as testemunhas fazem; pois conforme vimos; viviam fugindo e se escondendo; ...... portanto essa afirmação das testemunhas é absurda.

Pregar de casa em casa e de aldeia em aldeia foi uma espécie de "ENTREGA DE CONVITES" aos detentores e filhos de uma promessa antiga (judeus).
Por serem "filhos da promessa" seriam convidados "de maneira especial (formal)"; diferente das demais nações; .......e até o ultimo momento; ou seja; até a completa recusa ao convite especial (Lucas 14:16 á 17).
Por isso a pregação de casa em casa ocorreu somente em Israel.
Não estou dizendo que seja errado pregar de casa em casa porque o importante é pregar; de qualquer maneira; .......mas o que quero mostrar aqui é que "2 afirmativas" das tjs são mentirosas: 1- Que Jesus MANDOU pregar aos gentios;...... 2- Que os discípulos pregavam de casa em casa entre os gentios. Sabemos que a mentira é do diabo.
Não existe 1 só texto no livro de Atos ou nas cartas apostólicas, onde mostre que os apóstolos "também pregaram de casa em casa entre os gentios" como fizeram em israel; mas em contrapartida existem dezenas de textos onde mostra eles pregando á esses; na maioria das vezes em sinagogas.
De forma alguma se pode isolar um texto dos demais textos como a religião faz com Atos 20:20.
Os cristãos primitivos não possuíam prédios próprios prá um ajuntamento, como hoje temos, por isso em Atos 20:20 Paulo fala "DE CASAS" de irmãos e prosélitos e locais públicos (tais como sinagogas e outros) onde se ajuntava com esses.

Um outro texto que as testemunhas também usam prá embasar seu ensino é Atos 5:42. Dizem que o texto TAMBÉM se refere á pregação DE CASA EM CASA entre gentios:
Atos 5:42- E todos os dias, NO TEMPLO e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.

Essa é uma outra mentira da religião, pois esse texto de Atos se refere á pregação que acontecia  DENTRO DE ISRAEL, pois até esse texto, o evangelho ainda não havia entrado entre os gentios.

Como sabemos disso?
Atos 5:42- ......E todos os dias, NO TEMPLO e nas casas......etc.
Não existia "templo" na terra de gentios, mas somente em Israel, portanto "AS CASAS" desse texto eram CASAS DE ISRAELITAS, e não CASAS DE GENTIOS como a religião ensina.
Na citação desse texto, a pregação ainda estava restrita apenas á Israelitas, porque a pregação aos gentios se iniciou somente com Cornélio; o 1.o gentio á ser chamado.
Lembremos que o episódio com Cornélio aconteceu uns 7 anos depois desse texto de Atos 5:42, tornando evidente que Atos 5:42 fala de pregação nas casas; MAS DE ISRAELITAS, e não de incrédulos como Organização ensina erradamente.

Como sabemos que Atos 20:20 se refere Á REUNIÕES ENTRE IRMÃOS (NAS SUAS CASAS), e não Á PREGAÇÃO DE CASA EM CASA entre gentios, como as testemunhas afirmam??
Prá entendermos isso temos que ter 2 coisas em mente:

1- Á que povo Paulo dirigia o texto de Atos 20:20; ou; á cristãos de que cidade??
2- Qual a maneira que Paulo usou prá pregar entre esse povo!? Será que foi de casa em casa como as testemunhas argumentam?

Respondendo á 1.a pergunta:
Em Atos 20:20 Paulo falava com os anciãos da igreja de Èfesos (Atos 20:17- E de Mileto mandou á Éfeso, a chamar os anciãos da igreja).

Respondendo á 2.a pergunta:
No capítulo anterior; numa sequência de 3 versos (Atos 19: 8,9,10), Paulo narra como pregou aos Efesianos, e na sua narrativa ele não diz que "batia nas casas" de Efesianos incrédulos.
O apóstolo deixa claro em sua narrativa, que durante o tempo que esteve com eles; pregou SOMENTE numa sinagoga e numa escola; ou seja; Paulo não disse em momento algum que pregou aos Efesianos usando o método de pregação de casa em casa, como ocorreu em Israel.

Vamos conferir isso nos 3 versos abaixo:
Atos 19:8- E, entrando N..A... S..I..N..A..G..O..G..A falou ousadamente POR ESPAÇO DE 3 MESES, disputando ......etc.

Atos 19:9- ..........disputando TODOS OS DIAS N..A... E..S..C..O..L..A de um certo Tirano.

Agora no verso seguinte Paulo relata quanto tempo fez isso, e o que conseguiu nesse período:
Atos 19:10- .......e durou isto por espaço de 2 anos; de tal maneira que TODOS OS QUE HABITAVAM NA ÁSIA ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim como judeus como gregos.

Quanto tempo ele disse que fez isso?
Ele foi claro em dizer que iniciou a pregação NA SINAGOGA, com duração de apenas 3 meses; e disse que em seguida iniciou a pregação SOMENTE NA ESCOLA, todos os dias; por + 2 anos (não citou casas).
Esses foram os lugares e o tempo que Paulo disse que pregou entre os Efesianos; ...... 2 anos e 3 meses; ...... e na sinagoga e escola.

O que ele disse que conseguiu nesse período de 2 anos e 3 meses?
Em Atos 19:10 ele disse que conseguiu (3 meses na sinagoga e todos os dias na escola) convencer os judeus e gregos que habitavam na Ásia, usando da cidade de Éfesos.

Alguém pode perguntar:
"Mas isso não quer dizer que não tenham pregado DE CASA EM CASA também!?"

Se ele diz que convenceu judeus e gregos da Ásia, pregando TODOS OS DIAS por 2 anos e meio nesses 2 lugares (na sinagoga e na escola); e não menciona pregação em casas; resta concluir que em Atos 20:20 Paulo não falava de pregação de casa em casa, NAS CASAS DE DESCRENTES  como as testemunhas de Jeová ensinam.

As testemunhas afirmam que o texto de Atos 20:21 declara que Paulo testificou aos judeus e gregos a conversão á Deus; PREGANDO DE CASA EM CASA; ou seja; dizem que Atos 20:21 é uma confirmação de Atos 20:20:
Atos 20:20 e 21- "Como nada que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo".

Será que Atos 20:21 está confirmando que em Atos 20:20 Paulo testificou á judeus e gregos a conversão á Deus NAS SUAS CASAS como as testemunhas afirmam?? Temos que ter sempre em mente que esses 2 textos fala sobre a obra de evangelização ocorrida na cidade de Éfesos.

Vamos refutar esse engano usando o contexto; mas prá isso temos que voltar 1 capítulo antes de Atos 20:20, e atentarmos novamente aos 3 versos onde Paulo narra a maneira que pregou aos Efesianos:
Atos 19:8- E, entrando NA SINAGOGA falou ousadamente por espaço de 3 meses, disputando ......etc.

Atos 19: 9- ......disputando todos os dias NA ESCOLA de um certo Tirano.

Atos 19: 10- .......E durou isto por espaço de 2 anos; DE TAL MANEIRA que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim como judeus e gregos.

Nos 3 versos Paulo foi claro em dizer que todos os dias PREGOU DE TAL MANEIRA (com tanta veemência) na sinagoga e na escola; que conseguiu com isso convencer os judeus; os gregos; e os habitantes da Ásia, .....através da cidade de Éfesos.

Tá ai; refutado o ensino da Organização:
Fica provado que os judeus e gregos mencionados em Atos 20:21 não receberam as boas novas através do método de pregação "DE CASA EM CASA" (as "casas" mencionadas em Atos 20:20) como a religião argumenta.
Vimos nos 3 versos bíblicos, que em momento algum Paulo disse que pregou na cidade de Efesianos 1 dia sequer em alguma casa; mas foi claro em dizer que pregou todos os dias; durante 2 anos; na sinagoga e na escola de sua cidade.
Ele frisa que PREGOU DE TAL MANEIRA nesses 2 lugares (na sinagoga por 2 meses, e na escola de Tirano por 2 anos ); que convenceu judeus e gregos com isso.
Resta concluir portanto, que em Atos 20:20 Paulo falava sobre ajuntamentos que faziam "NAS CASAS" de irmãos de Éfeso, e em locais públicos onde estavam sempre juntos; tais como sinagoga e escola, e não CASAS DE INCRÉDULOS como a Organização ensina erradamente.

Atos 20:20- Como NADA, QUE ÚTIL SEJA, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas".
"C   o   m   o        n   a   d   a ,      Q   U   E       Ú   T   I   L        S   E   J   A".
Quando Paulo disse isso, ele se referia "ás coisas úteis ou coisas importantes" que o Espírito Santo lhe revelava, afim de instruir IRMÃOS, E NÃO INCRÉDULOS; ...... portanto não tem como dizer que nesse texto ele falava de pregação nas casas de incrédulos.



Em Atos 20:20 ele trazia á memória dos irmãos, o fato de que nunca deixou de lhes ensinar tudo que era útil (importante); que vinha da parte de Deus; fazendo isso tanto publicamente (nas oportunidades que se ajuntavam em locais públicos); COMO NAS CASAS (locais de reuniões (figura acima)).

Não tem como refutar argumentos óbvios:
Quem precisava saber de coisas úteis (importantes) que Deus revelava; CRENTES OU DESCRENTES?
Claro que os gentios que se tornavam crentes, necessitavam saber as coisas úteis ou importantes que o Espírito revelava, mas não os descrentes.
Isso é uma evidência de que em Atos 20:20 o apóstolo se referia se referia "á casas de irmãos"; onde se reuniam; e não á casas de descrentes como a religião ensina erradamente.
Deus nunca se preocuparia em revelar coisas úteis e importantes á ímpios; principalmente porque no tempo de Paulo; os ímpios, na grande maioria das vezes eram perseguidores de cristãos.
Agora; ......a igreja que estava sendo formada é que precisava saber tudo que era importante ou útil.
Dizer que em Atos 20:20 Paulo levava  ``COISAS UTEIS E IMPORTANTES`` NAS CASAS DE GENTIOS DESCRENTES (pregação de casa em casa entre gentios) como as testemunhas de Jeová ensinam, é a mesma coisa que dizer que "SOBRE PAULO PAIRAVA UMA GRANDE RESPONSABILIDADE" em anunciar COISAS ÚTEIS E IMPORTANTES Á ÍMPIOS.
Sobre ele pairava a responsabilidade de levar ``COISAS UTEIS E IMPORTANTES`` nas casas de gentios CONVERTIDOS. Ai sim temos uma lógica.  

Resumindo:
O apóstolo dizia em Atos 20:20 que não ocultou nada que fosse útil ou importante á igreja de Éfeso; fazendo isso em reuniões NAS SUAS CASAS; ou QUANDO SE AJUNTAVAM EM LOCAIS PÚBLICOS (Atos 17 á 19)).

Vemos um outro texto de Atos, que relata que os discípulos convenciam judeus e gregos nas sinagogas; e aos sábados, porque era NOS SÁBADOS; e nesse local que se reuniam os judeus; E OS PROSÉLITOS GREGOS:
Atos dos apóstolos 18:4- “”E todos OS SÁBADOS disputava na sinagoga, E CONVENCIA JUDEUS E GREGOS””.

Pronto; deixamos evidente a mentira das testemunhas de Jeová.
Sem o texto de Atos 20:20 a religião não vai conseguir encontrar 1 texto sequer na bíblia, onde esteja escrito que os apóstolos "supostamente" usaram o método de pregação de casa em casa entre os gentios; como usaram em Israel.

A pregação das boas novas teve 2 fases; a primeira só foi prá Israelitas (nas suas casas) e a segunda aos gentios (em locais públicos).
Importante notar que nenhum apóstolo sabia que "algum dia" haveria essa 2.a fase; mesmo enquanto Jesus estava entre eles; ou seja; nunca souberam que "algum dia pregariam á gentios".
1.a fase da pregação:
A pregação de casa em casa era uma entrega formal de convites aos "familiares"; os detentores da promessa (Israelitas).
Sobre os Israelitas; do menor até o mais velho pairava uma promessa; e como povo escolhido (UMA FAMÍLIA SANTA) que eram; foram convidados um por um NAS SUAS CASAS.
Toda casa teria que ser visitada porque em todas as casas morava um filho da promessa; e como "todo Israelita" era detentor da promessa; então "todo Israelita" teria que ser convidado com formalidade; como dissemos; .......NA SUA CASA.
Até nos dias de hoje quando alguém se casa e convida as pessoas;  OS AMIGOS dos noivos são convidados com especialidade; NAS CASAS; ou seja; é um convite feito de maneira diferente dos feitos á estranhos. O convite á estranhos não é entregue em mãos e nas casas, como se faz com amigos; mas através de correios; etc; ....sem formalidades. 
Assim foi com Israel; "LEVAR O CONVITE" aos da família Israelita NAS SUAS CASAS (pregação de casa em casa), era Deus honrando a promessa que fez á Abraão até o último instante; ou; até que "o ultimo judeu convidado" (os que moravam em outras nações) recusasse o convite ás boas novas; ...... por isso vemos os apóstolos pregando nas sinagogas aos sábados.
Resumindo; de forma alguma Jesus disse que a pregação de casa em casa, teria que ser "um modelo" á ser seguido pelos cristãos  futuros; como as testemunhas dizem; pois se fosse assim, Paulo e os demais primitivos não teriam obedecido á Jesus nisso, pois não pregaram assim entre gentios.

A pregação de casa em casa era o cumprimento dessa parábola de Jesus Cristo; que teria o cumprimento em Israel. 
Lucas 14: 17- 
...........
E à hora da ceia (TEMPO DA GRAÇA) mandou o seu servo (CRISTO) dizer AOS CONVIDADOS (AMIGOS (os Israelitas)): VINDE, que já tudo está preparado.

Nessa parábola Jesus profetizava sobre a A PREGAÇÃO DE CASA EM CASA que OCORRERIA EM ISRAEL.Na mesma parábola vemos que os Israelitas recusariam o convite; mas o Deus "cumpridor de promessas"; mesmo sabendo disso iria até o fim com sua promessa.
Aceitando o convite ou não; o fato é que tinham que ser convidados "como familiares", por causa da promessa feita "á seu amigo Abraão".
Todos os Israelitas seriam convidados. Os que moravam em Israel receberiam o convite "NAS SUAS CASAS", e os que moravam EM OUTRAS NAÇÕES, receberiam o convite nas sinagogas (onde se reuniam aos sábados).

A obra de pregação não passaria á sua 2.a fase (aos gentios) até que O ÚLTIMO CONVITE não fosse entregue AO ÚLTIMO ISRAELITA; prá que não se quebrasse a promessa de Deus.
Repetimos; na 2.a fase não seria de porta em porta porque os gentios não eram família de Deus; e nem filhos da promessa.

2.a fase da pregação:
Uma invenção da Torre de vigia; + 1 MENTIRA. 
Os apóstolos só tomaram conhecimento que a pregação também se estenderia aos gentios, somente uns 7 anos depois da ressurreição de Jesus; ..... portanto a Organização mente ao AFIRMAR que Jesus os MANDOU PREGAR AOS GENTIOS; e pior; DE CASA EM CASA (2 mentiras).
Durante + ou - 7 anos depois da morte de Jesus Cristo; eles AINDA ACHAVAM QUE ERA ILÍCITO TER CONTATO COM GENTIOS, e sendo assim; Jesus não lhes disse nada á esse respeito. 

Quem comissionou os discípulos á pregarem aos gentios;..... e quando foram comissionados?
Resposta: O ESPÍRITO SANTO NA CASA DE SIMÃO; O CURTIDOR; E NÃO JESUS CRISTO QUANDO ESTEVE COM ELES; E ISSO OCORREU  7 ANOS DEPOIS QUE CRISTO HAVIA MORRIDO.
Só tomaram conhecimento que a pregação se estenderia aos gentios, num dia em que Pedro  estava na casa de Simão o Curtidor, e saiu á orar. Naquele momento O ESPÍRITO SANTO lhe deu uma visão de um lençol atado ás 4 pontas; num cesto com vários animais imundos (Atos 10:11); e foi através dessa visão que Pedro tomou conhecimento que o evangelho se estenderia aos gentios.
Mas bem entendido; NÃO FOI POR JESUS CRISTO que ele entendeu isso; MAS PELO ESPÍRITO SANTO; e esse episódio aconteceu + ou - 7 anos depois da morte de Jesus.
Até aquele momento da oração na casa de Simão (7 anos depois da morte de Jesus); os judeus; ...... incluindo os apóstolos; consideravam os gentios impuros; e por isso achavam que não podiam sequer ter contato com os tais.

Agora pensemos:
Será que achariam isso se Jesus lhes tivesse dito prá pregarem aos gentios; e pior; nas suas casas, como as testemunhas afirmam?? Ou será
que Jesus não perceberia , se não tivessem entendido direito A MISSÃO QUE LHES DESIGNARA??
Obviamente que Jesus saberia se tivessem entendido as coisas erradas, pois conhecia até o pensamento dos homens.
A verdade é que Jesus nunca lhes deu á entender que ALGUM DIA PREGARIAM A GENTIOS; .........e por isso; mesmo 7 anos depois da  morte de Jesus AINDA ACHAVAM que era ilícito ter contato com gentios.
Lembremos da mulher Siro Fenícia (não era judia) que pediu um favor á Jesus, e ele respondendo lhe disse: ""Não é lícito tirar o pão da boca dos filhos prá dar aos cachorros""!?
Vemos através dessa passagem bíblica, que o próprio Jesus ENQUANTO ESTEVE COM ELES NA TERRA, não lhes deu a entender que tinha algo com gentios, MAS QUE VEIO SOMENTE Á JUDEUS.
Todos os discípulos enquanto estiveram com o Senhor na terra; e mesmo durante UM BOM TEMPO depois da sua morte (+ou- 7 anos), entendiam que a restauração do reino de Israel dizia respeito somente á Israelitas, e por isso; passados 7 anos da sua morte; ainda achariam que a pregação das boas novas eram somente prá Israelitas; tanto os de Israel como os que moravam em outras nações (lembremos que faziam isso nas sinagogas).
Portanto a afirmação das testemunhas de Jeová de que JESUS (((VIVO))), mandou eles pregarem à gentios, E DE CASA EM CASA EM TODA TERRA HABITADA; ......É MENTIRA.

Esse texto bíblico comprova isso:  
Mateus 15:24-  Em resposta, ele disse: “NÃO FUI ENVIADO Á NINGUÉM, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Agora vamos confrontar esse texto bíblico que vimos; com outro texto de  Mateus 28:19:
"Portanto ide, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES,....etc."

Quando confrontamos os 2 textos, se torna totalmente desarrazoável  dizer que quando Jesus lhes disse: "FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES" estivesse se referindo á gentios, porque senão ele estaria sendo contraditório.
Tipo assim: Jesus vivo não lhes dá á entender, e depois de ressuscitado resolve mudar de idéia. Obviamente não foi dessa forma, porque voltamos á dizer; ........SÓ FORAM TOMAR CONHECIMENTO DE QUE DEUS SE VOLTARIA AOS GENTIOS; 7 ANOS DEPOIS de sua ressurreição.
Com isso chega-se facilmente á conclusão que a ordem dada por Jesus em Mateus 28:19 (texto acima) era endereçada AOS JUDEUS QUE MORAVAM EM OUTRAS NAÇÕES (os das diásporas), e não ás PESSOAS DAS NAÇÕES GENTIAS, como as testemunhas de Jeová ensinam.
Se durante 7 anos ainda entendiam que era ilícito ter contato com gentios, então esse: "Ide, e fazei discípulo de todas as nações" que Jesus disse, era dirigido á judeus moradores EM OUTRAS NAÇÕES.
Começaram a compreender que as boas novas também seria pregada á gentios (ás nações gentias) depois que a pregação em Israel se completou; ou a mesma coisa que dizer: "depois que O ÚLTIMO CONVITE foi entregue AO ÚLTIMO membro da família judaica".

Encontramos harmonia "NA PREGAÇÃO DE CASA EM CASA" com a parábola que Jesus contou, em Lucas 14:16 e 17; onde "UM CERTO HOMEM"  faz uma grande festa, E CONVIDA SEUS AMIGOS á essa festa.
Colocado isso sob a luz, entendemos facilmente que esse  "certo homem" era Deus; e os convidados eram os Israelitas; e claro; esse convite ESPECIAL Á AMIGOS (familiares) era A PREGAÇÃO DE CASA EM CASA (as boas novas levadas nas suas casas e nas suas aldeias).

Lucas 14:16 e 17- Um certo homem (Deus) fez uma grande ceia (graça), e convidou á muitos....... 17- ...........
E à hora da ceia (tempo da graça) mandou o seu servo (Cristo) dizer aos convidados (AMIGOS (os Israelitas)): Vinde, que já tudo está preparado.

Que fique bem claro:
Não estamos dizendo que seja errado pregar de casa em casa, porque a palavra de Deus diz que devemos pregar EM TEMPO OPORTUNO ou FORA DE TEMPO OPORTUNO, mas o que queremos mostrar aqui é que; "afirmar que Jesus mandou que se pregasse DE CASA EM CASA entre gentios; como mandou em Israel"; é outra grande mentira da religião, pois eles nem sabiam que algum dia pregariam á gentios, quanto mais nas suas casas!
É com a mentira (claro que proposital porque eles sabem que estão errados), é que NÃO DÁ PRÁ CONCORDAR, porque a mentira vem de satanás.

4 fatores que evidenciam que Jesus ordenou QUE PREGASSEM DE CASA EM CASA somente em Israel:
1.o fator 
Nos versos onde Jesus mandava pregarem "nas casas e aldeias", ele recomendava "uma maneira de cumprimentar os da casa" que era usada somente entre Israelitas (A PAZ SEJA; A PAZ ESTEJA; ou SHALON em Hebraico).
Isso torna evidente que esses textos se aplicava á Israelitas somente.

2.o fator
6 versos que antecedem aos que Jesus lhes falava "sobre pregarem nas casas e aldeias",  o mesmo Jesus OS PROIBIU de entrarem nas terras dos gentios.
Mateus 10:5- Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: NÃO IREIS PELO CAMINHO DOS GENTIOS (PAIS OU NAÇÕES), ..........etc.

Isso torna evidente que Jesus (vivo) não lhes disse QUE TERIAM QUE PREGAR DE CASA EM CASA ENTRE GENTIOS, como a religião argumenta.

3.o fator
Jesus diz que veio somente á Israelita.
Mateus 15:24-  Em resposta, ele disse: “NÃO FUI ENVIADO Á NINGUÉM, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Isso torna claro que a ordem de Jesus (vivo), quanto á pregarem de casa em casa, era somente em Israel (“NÃO FUI ENVIADO Á NINGUÉM, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel").

4.o fator
A relutância de Pedro em entrar NA CASA de Cornélio; um gentio; e o pedido de explicações dos demais apóstolos e os da circuncisão, POR PEDRO TER ENTRADO NA CASA DE UM GENTIO. 
Isso torna evidente que Jesus (vivo) não disse á Pedro que teriam de pregar de casa em casa entre gentios. Diante da "reação de Pedro e dos demais apóstolos inclusive"; claro que NÃO SABIAM QUE TINHAM DE PREGAR Á GENTIOS ALGUM DIA.

Comentando novamente o 1.o fator: 
Um cumprimento (saudação) diferente com os das casas: O "SHALON" (paz); uma saudação usada somente entre Israelitas.
Vamos destacar a saudação "COM PONTOS E LETRAS MAIÚSCULAS": 

Mateus 10:12- E, quando entrardes nalguma casa, SAUDAI-.A (COM A PAZ).//  Mateus 10:13- E, se a casa for digna, DESÇA SOBRE ELA A VOSSA PAZ; mas, se não for digna, TORNE PARA VÓS A VOSSA PAZ.

Vamos colocar outros versículos bíblicos onde notamos esse cumprimento (saudação) de Israelitas:
Juízes 6:23- Porém o SENHOR lhe disse: PAZ SEJA CONTIGO; não temas; não morrerás.
Daniel 10:19- E disse: Não temas, homem muito amado, PAZ SEJA CONTIGO; anima-te, sim, anima-te.... etc.
Salmos 122:8- Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: PAZ  ESTEJA EM TI.
Mateus 24:36- E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: PAZ SEJA CONVOSCO.

Até hoje a comunidade Israelita usa esse tipo de saudação entre eles; o "SHALON"; ou "A PAZ" em português.
Claro que diante dessas evidências, concluímos facilmente que esses 2 textos de Mateus não falam de PREGAR NAS CASAS EM TODO MUNDO, como a Organização ensina; mas somente DE CASAS de Israelitas.

Mateus 10:11- E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, "PROCURAI NELA QUEM SEJA DIGNO" .......etc.

Bater nas casas era uma forma "DE PROCURAR" dentre os judeus "AQUELES QUE SERIAM DIGNOS".
Em se tratando de gentios, A TAREFA DE PROCURAR PESSOAS DIGNAS PERTENCE Á DEUS, e não ao pregador; ou seja; Deus sonda os corações e exerce misericórdia com os que realmente almejam a justiça; ATRAINDO-OS.
Os Israelitas (TODOS SEM EXCEÇÃO) tinham sobre suas cabeças a promessa; por isso "TODOS" (sem exceção) receberam o convite NAS SUAS CASAS; mas com os gentios seria diferente; ......Deus atrairia para Si “OS DIGNOS QUE CHAMARIA DENTRE ELES”; ou seja cria situações onde os gentios merecedores ouvem as boas novas (Deus mostrou o eunuco á Felipe; mostrou Cornélio á Pedro; desviava Paulo de certos lugares; enviava Paulo á outros lugares).
Deus não mudou e nem se cansou; ainda continua fazendo nos dias atuais como fazia no tempo dos primitivos; ou seja; ATRAI PARA SI; UM POR UM, os merecedores dentre a humanidade, porque sonda os corações desde a sua habitação.

Comentando novamente o 2.o fator:
6 versos antes de Jesus lhes dar a missão de pregarem nas casas e aldeias (onde as testemunhas ensinam que era nas casas e aldeias de gentios), o próprio Jesus os impedia de entrarem na terra dos gentios.
Mateus 10:5- Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: NÃO IREIS PELO CAMINHO DOS GENTIOS (PAIS OU NAÇÕES), ..........etc

Nesse texto Jesus deixou claro que "a missão de pregar nas casas e aldeias" era somente em Israel.
Fica provado que temos 1 mentira aqui.
A verdade é que mesmo que as testemunhas de Jeová tentem encontrar textos na bíblia inteira prá sustentar seu ensino, NÃO CONSEGUIRÃO INVALIDAR ESSA MENTIRA ANTIGA.

Percebamos a confusão:
Segundo as testemunhas, em Mateus 10:12 Jesus mandava os discípulos pregarem  de casa em casa e de aldeia e aldeia entre os gentios, e vimos 6 versos antes; em Mateus 10:5 o mesmo Jesus os proibindo de entrarem nas terras de gentios.

Vamos confrontar os 2 textos:
1- Mateus 10:12- E, quando entrardes nalguma casa, SAUDAI-.A (COM A PAZ).//  Mateus 10:13- E, se a casa for digna, DESÇA SOBRE ELA A VOSSA PAZ; mas, se não for digna, TORNE PARA VÓS A VOSSA PAZ.

2- Mateus 10:5- Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: NÃO IREIS PELO CAMINHO DOS GENTIOS (PAIS OU NAÇÕES), ..........etc

Vimos ai que de um texto pro outro (Mateus 10:5 prá Mateus 10:12)  tem apenas 7 versículos bíblicos.
Segundo os ensinos das testemunhas ficaria mais ou menos assim:
Jesus proíbe eles de entrarem nas terras de gentios enquanto pregassem; diz que veio somente pra Israelitas; e 7 versos depois muda de idéia, e manda eles pregarem de casa em casa e de aldeia em aldeia NAS TERRAS ONDE OS PROIBIU DE ENTRAREM.
Tem coisa errada. Será que Jesus era contraditório??

Tudo sob contexto tem uma explicação:
Jesus ordenou que 
não entrassem na terra de gentios, porque PRIMEIRAMENTE teria que haver a recusa  "dos filhos da promessa" ao convite de Deus, á sua ceia (boas novas), prá que "os filhos da promessa" (Israel) não tivessem desculpa quando fossem cortados da videira.

Depois que houvesse "a completa recusa de TODOS OS MEMBROS da família" (isso ocorreria 7 anos depois da morte de Jesus); ai sim eles receberiam a ordem ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, e não de Jesus (visão do cesto (ou lençol)) com animais impuros (imundos)), DE ENTRAREM NAS TERRAS DE GENTIOS PRÁ PREGAREM.
Foi ai que souberam que pregariam aos gentios.
Evidentemente que Jesus não estava impedindo eles de entrar na terra dos gentios prá comercializarem; trabalharem; visitarem parentes e amigos; e pregarem as boas novas nas SINAGOGAS; mas quando ele os proibia no texto de Mateus; era no sentido de NÃO PREGAREM Á GENTIOS __AINDA__ , porque enquanto Jesus estava vivo, não lhes permitiu saberem QUE ALGUM DIA PREGARIAM AOS TAIS. 
Como disse; pregar DE CASA EM CASA á Israelitas (família judaica), era a última oportunidade que Deus estaria dando á eles, PORQUE ERAM FILHOS DA PROMESSA.

Outra confusão da religião:
Mateus 10:6- Mas IDE ANTES às ovelhas perdidas da casa de Israel; ......etc

As testemunhas entendem que quando Jesus disse "IDE ANTES", é porque os discípulos teriam que pregar "ANTES" á Israelitas e "DEPOIS" á gentios.

Uma ignorância gramatical.
Claro que quando Jesus lhes disse: "IDE ANTES" ás ovelhas perdidas da casa de Israel", ele queria dizer que teriam que "IR SOMENTE" ás ovelhas perdidas (uma questão gramatical), pois se Jesus quisesse dizer á eles que deviam IR ANTES (no sentido de ir á eles primeiro, PRÁ DEPOIS IREM AOS GENTIOS), eles certamente não se espantariam por Deus ter chamado Cornélio, POIS SABERIAM QUE A VEZ DOS GENTIOS CHEGARIA; ou seja; saberiam que isso ocorreria.
Como dissemos; quando se tratava de uma ordenança, Jesus não lhes explicava pela metade, ou a deixava mal compreendida.

Podemos ver outro caso onde "O IDE ANTES", não se aplica á "tempo" (1.o num lugar depois no outro).
Mateus 25:9- Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, IDE ANTES aos que o vendem, e comprai-o para vós.

Comentando novamente o 3.o fator:
Jesus não os deixa entender que UM DIA PREGARIAM Á GENTIOS porque o convite teria que ser levado aos filhos da promessa:
Mateus 15:24-  Em resposta, ele disse: “NÃO FUI ENVIADO Á NINGUÉM, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Volto á repetir; Deus permitiu aos apóstolos entenderem que a salvação se estenderia aos gentios, somente + ou -  7 ANOS DEPOIS DA MORTE DE JESUS CRISTO; escancarando com isso a mentira da religião.

Afirmar que Jesus (VIVO) ordenou que os apóstolos pregassem DE CASA EM CASA ENTRE GENTIOS, É CONTAR 2 MENTIRAS:
1- Dizer que Jesus mandou pregarem de casa em casa entre eles,.......
2- .....quando nem sabiam que algum dia pregariam á gentios.

Jesus (VIVO) jamais lhes deu alguma ordem sobre pregar de casa em casa TAMBÉM entre os gentios; como a Organização argumenta, ficando provado +1 mentira dela.
Engano é uma coisa; mentira é outra.
Enganados não estão, porque a história e todas as religiões denominadas cristãs na terra PROVAM ISSO; mas por "QUEREREM SER DIFERENTES DAS DEMAIS RELIGIÕES EM TUDO", não se curvam ao erro; e nesse caso a coisa sai do campo do engano e entra no campo da mentira.

Comentando novamente o 4.o fator:
Lemos ainda na sequência do texto bíblico onde fala da conversão de Cornélio; que o mesmo Pedro ainda teve que dar satisfações aos da circuncisão em Jerusalém (OS APÓSTOLOS ESTAVAM JUNTOS), "POR TER BATIDO NA PORTA DO GENTIO"; e ter batizado á ele e sua família:
Atos 11:1 á 18////.......1- E ouviram OS APÓSTOLOS, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.........: ENTRASTE EM CASA DE HOMENS INCIRCUNCISOS, E COMESTE COM ELES........... 18- E, ouvindo estas coisas, APAZIGUARAM-SE, e glorificaram a Deus, dizendo......etc.

Notamos que os apóstolos e os da circuncisão (os cristãos judeus) censuraram Pedro por ter entrado na casa de um homem incircunciso (Cornélio), e ter comido com ele; quando lhe disseram: "Entraste na casa de homens incircuncisos, e......etc".
Se o censuraram é porque "ATÉ AQUELE PRESENTE MOMENTO" não sabiam que tinham de pregar á gentios; e muito menos nas portas de suas casas como a Organização afirma enganosamente.
Depois que Pedro lhes explicou sobre o ocorrido, AI SE APAZIGUARAM (...E, ouvindo estas coisas, APAZIGUARAM-SE....).
Se se apaziguaram é porque haviam perdido a paz por Pedro ter feito tal coisa; significando que NENHUM DOS APÓSTOLOS SABIA QUE TINHAM  DE PREGAR Á GENTIOS, e muito menos nas portas de suas casas.

Nenhum dos outros 11 apóstolos que ficaram em Jerusalém sabiam que tinham de pregar á gentios, porque se soubessem TERIAM EXPLICADO ISSO AOS CRISTÃOS DA CIRCUNCISÃO; e nesse caso, nem os apóstolos e nem eles teriam perdido a paz por Pedro ter feito tal coisa; e óbvio; PEDRO NÃO TERIA QUE TER DADO SATISFAÇÕES Á NINGUÉM.

E a organização concordará com isso nessa Sentinela:
Sentinela 01/ 01/ 1989 pág. 11; paragr. 5-
Ali (naquele momento (grifo acresc.)), Pedro percebeu que Deus queria que ele pregasse a Cornélio, embora até então Pedro achasse que TER CONTATO COM PESSOAS DE OUTRAS RAÇAS__ ERA ILÍCITO__.


(Lembremos que o ocorrido com Pedro e Cornélio aconteceu + ou - 7 anos depois da morte de Jesus).
Jamais Pedro acharia que o contato com gentios continuaria sendo ilícito, se Jesus lhe tivesse dito que iria pregar aos gentios também (principalmente nas suas casas); porque ao entrar "nas suas casas" inevitavelmente TERIA QUE TER CONTATO COM OS TAIS.
Como vimos; não somente Pedro achava isso, mas também todos os demais apóstolos; POR ISSO EXIGIRAM EXPLICAÇÕES DELE, por ter entrado na casa de um gentio.
Já teve testemunha de Jeová que me disse que "os cristãos da circuncisão" achavam que não se podia ter contato com gentios, porque eram ignorantes ou preconceituosos; ou seja; ainda carregavam o preconceito do judaísmo.
Quem pensa assim deve achar que os apóstolos durante TODOS ESSES 7 ANOS, não trocavam idéias com "a igreja" de circuncidados que estava se formando em Israel.
Será que viviam brigados!? Será que Pedro e eles não conversavam!?
Um absurdo esse raciocínio.

O apóstolo Pedro ficou PERPLEXO quando o Espírito mandou que entrasse "NA CASA" DE UM GENTIO (Cornélio).
Será que Jesus lhes deixaria alguma ordenança MAL EXPLICADA, ou MAL COMPREENDIDA??
Quando Jesus disse que "teriam de pregar nas nações"; se Pedro entendesse que tinha de pregar "de casa em casa aos gentios das nações", ele não ficaria perplexo quando o Espírito Santo O MANDOU PREGAR "NA CASA DO GENTIO" (Cornélio).
Nesse caso as testemunhas de Jeová mentem, porque até aqui nem Pedro; nem os demais apóstolos; e nem nós vemos Jesus mandar que pregassem de porta em porta também entre gentios.

São 4 fatores extremamente esclarecedores:
1- A saudação que Jesus mandava eles usarem com os da casa (SHALON (A PAZ SEJA). Uma saudação Israelita.
2- O espanto de Pedro e dos demais apóstolos (com os da circuncisão), quando entenderam que Deus o mandou "ENTRAR NA CASA DO GENTIO" e pregar á ele.
3- A proibição de Jesus DE ENTRAREM NAS TERRAS DOS GENTIOS "ENQUANTO PREGASSEM" (no sentido de NÃO TEREM CONTATO COM ESSES GENTIOS).
4- Jesus ter dito QUE VEIO SOMENTE Á ISRAELITAS.

Agora vamos confrontar na parábola; o convite especial que Jesus faria á Israel (Lucas 14:16 e 17) com a recusa dos CONVIDADOS; o mesmo Israel (Lucas 14:18).
O convite "especial".
Lucas 14:16- Um certo homem(DEUS) fez uma grande ceia (GRAÇA), e convidou á muitos.
Lucas 14:17- E à hora da ceia (TEMPO DA GRAÇA) mandou o seu servo (CRISTO) dizer aos convidados (AMIGOS (os Israelitas)): Vinde, que já tudo está preparado.

Claro que esse “CONVIDADOS á ceia” eram as pessoas que o dono da festa tinha em alto estima; ou seja; á seus conhecidos (POVO ELEITO). 
Como amigos que eram, o convite prá eles TERIA DE SER ESPECIAL; ou seja; teria que ser levado nas suas casas (PREGAÇÃO DE CASA EM CASA), porque eram amigos do Dono da festa (Deus); mesmo alguns aceitando e outros não.

A recusa ao convite "especial".
Lucas 14:18- E todos á uma começaram á escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado,
Lucas 14:19- E outro disse: Comprei 5 juntas de boi, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado,.....etc.

Os Israelitas; como filhos da promessa teriam seu convite á grande ceia; levados NAS PORTAS DE SUAS CASAS; NAS SUAS ALDEIAS; e até nas terras mais longínquas onde moravam.
Esse convite da parábola não duraria  apenas 1 dia ou  1 semana; mas duraria + ou - 7 anos.
Isso explica porque o próprio Jesus; nesses 3 anos e meio que entregou os convites aos convidados de seu Pai; os Israelitas; ORDENOU QUE NÃO ENTRASSEM NA TERRA DOS GENTIOS, porque primeiro teria que haver a recusa AO CONVITE, prá não terem uma desculpa quando fossem cortados da videira.

Vamos dar + uma conferidinha no texto onde Jesus os proibia de entrarem nas terras de gentios:
 Mateus 10:5- Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: NÃO IREIS PELO CAMINHO DOS GENTIOS, nem entrareis em cidade de samaritanos;...etc).

O galho da Oliveira seria cortado (por recusarem um convite tão especial); e depois nós; os zambujeiros; seríamos enxertados em seu lugar.
Porém nosso convite não teria "a formalidade" que tinha no convite aos Israelitas.

No convite (especial) aos Israelitas estaria escrito assim: 
...... E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: VINDE, QUE JÁ TUDO ESTÁ PREPARADO (Lucas 14:17).

No nosso convite (informal) estaria escrito assim:
...... traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos , e cegos.... E FORÇA OS Á ENTRAR (Lucas 14:21).

O galho do zambujeiro (nós) foi enxertado na Oliveira, no lugar do galho cortado.
O enxerto:
Lucas 14:21- ........... Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, E TRAZE AQUI OS POBRES, E ALEIJADOS, E MANCOS , E CEGOS.
Lucas 14:23- SAI PELOS CAMINHOS E VALADOS, E “FORÇA OS A ENTRAR”, para que a minha casa se encha.

Percebemos que esse “força-os a entrar”, seria um outro tipo de convite. Era um convite bem diferente do convite feito AOS DA FAMÍLIA; ou seja, não tinha a formalidade (NAS CASAS) que havia no “Convite aos judeus” (amigos).
“CAMPOS E VALADOS”, OU “RUAS DA CIDADE”,
se referia á terra das gentes que antes tinham que evitar de entrar (nações fora de Israel). 
“MANCOS E COXOS E CEGOS” se aplicava aos “moradores dos campos e valados” (as nações; ou os gentios); ou seja; á Cornélio; ao eunuco; ao carcereiro de Filipos; aos gregos; etc; E À NÓS HOJE EM DIA.

Explicando:
“Mancos” porque não conseguíamos nos firmar em cima da verdade.
“Pobres” porque não tínhamos á Deus; o Pai rico; portanto não tínhamos direito á alguma "herança".
“Aleijados” (coxos) porque não conseguíamos andar na obediência, ou na consagração (travados na conduta pecaminosa).
“Cegos”
porque não podíamos ver “o querer” de Deus nas nossas vidas.


FECHANDO O QUESTIONAMENTO:
Quando a sociedade torre de vigia proclama que “IMITA” os cristãos primitivos, quando batem “NAS CASAS” em todas as partes da terra, ela “torce” a palavra de Deus prá ajustá-la ao seu ensino; porque como vimos; eles não pregavam DESSA MANEIRA fora de Israel.

Novamente quero deixar bem claro:
Não estou dizendo com isso que seja errado pregar de casa em casa, porque o importante é pregar “em tempo ou fora de tempo”, e “em todo lugar”; mas o erro grave é AFIRMAR que somente quem prega de casa em casa é cristão, e quem prega diferentemente não é.
É uma mentira AFIRMAR que era assim que pregavam antigamente, ou que está escrito isso; quando na realidade não era assim, e nem está escrito nada disso.
È um erro imenso torcer a palavra de Deus prá “ajustá-la” á nossos ensinos, porque se fizermos isso conscientemente estamos acrescentando algo nos escritos divinos.
Revelação 22:21- Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo;.......etc.

Será que houve algum tempo que os discípulos pregaram DE PORTA EM PORTA fora de Israel??
Os discípulos não pregavam de casa em casa fora de Israel, não só porque eram perseguidos; mas simplesmente porque NUNCA FORAM INFORMADOS DISSO (Lembremos de 2 evidências que tornam isso bem claro):
1- Depois que Jesus MANDAVA PREGAREM NAS ALDEIAS E CASAS, na sequência ele os proibia de entrarem nas terras dos gentios.
2 Pedro e os demais apóstolos ficaram perplexos por Deus ter mandado Pedro entrar na casa de um gentio (Cornélio).

Durante os 30 anos que antecederam as grandes perseguições; tiveram liberdade prá pregar fora de Israel; mas só o faziam; conforme vimos; NOS COLÉGIOS; NAS SINAGOGAS; NOS ESTÁDIOS; ETC; MAS NÃO DE PORTA EM PORTA COMO FIZERAM EM ISRAEL.
Não PREGAVAM DESSA FORMA (PORTA EM PORTA) nem quando ainda não eram perseguidos (do ano 34 á 64 (quando começou a perseguição)), e muito menos depois que começou a perseguição (ano 64 á 305); porque ai passaram á se esconder dos perseguidores.

Percebamos o absurdo de uma afirmação categórica (ERRADA):
Algumas testemunhas já me alegaram que por não haver mais perseguição hoje em dia, o verdadeiro cristão deve pregar como Jesus ordenou; ou seja; sair pregando, batendo de porta em porta; ou ainda; toda testemunha diz que somente sua religião cumpre essa mensagem; e que por isso são os ÚNICOS CRISTÃOS verdadeiros.
É um absurdo “afirmar categoricamente”, (COMO TODAS AS TESTEMUNHAS FAZEM (sem exceção); que por fazerem assim, imitam os cristãos primitivos, e estão de acordo a vontade de Deus; e “OS QUE NÃO FAZEM ASSIM” (as outras religiões); não fazem a vontade de Deus; portanto não são cristãos.
É um absurdo afirmar que A PREGAÇÃO DE CASA EM CASA IDENTIFICA O VERDADEIRO CRISTIANISMO, porque conforme vimos; os primitivos NUNCA PREGARAM DESSA FORMA FORA DE ISRAEL; portanto quem está mais em conformidade com a forma de pregar dos cristãos primitivos, são as outras religiões e não as testemunhas de Jeová.
Portanto; dizer que TEM QUE SE PREGAR “DESSA FORMA”, porque dessa forma é bíblico; ou PORQUE “DESSA FORMA” SE IMITA OS ANTIGOS, é uma mentira inventada por humanos presunçosos que erraram tanto no passado; e não aprenderam a se curvar diante de seus erros.
Nota- Muitas testemunhas alegam que seus dirigentes foram humildes em reconhecer os erros do passado; mas isso não é verdade; antes; algumas vezes colocavam a culpa de alguns de seus erros nos irmãos, que nem sequer entraram uma única vez nos bastidores do brooklin (editora), que foi DE ONDE NASCERAM OS ERROS. Cometeram muitos erros no passado, sendo que muitos colocavam em risco a saúde e a vida das pessoas.

Será que foram humildes realmente?
“AFIRMAM” coisas categoricamente, quando deviam ser mais humildes e irem mais devagar nas suas afirmações; já que RECONHECEM que erraram BASTANTE no passado, e que por conta disso são passíveis de erros.
Chegam a cometer o absurdo de comparar seus erros estranhos com erros de apóstolos, mas não vemos Paulo ou Pedro colocando a culpa de seus erros nos outros cristãos; como o escravo fiel e discreto da torre faz até hoje??
Também não vemos os apóstolos "JUSTIFICANDO SEUS ERROS"??
De forma alguma isso é ser humilde.
Aliás; quanto mais justificamos nossos erros, estamos sendo soberbos e presunçosos isso sim.

Paulo; Pedro; João; erravam sim; tinham seus defeitos como humanos imperfeitos que eram; mas não cometiam erros NAQUILO QUE ERA DE DEUS:
Pedro errava por conta de sua natureza “espaventada”; negou á Jesus; foi repreendido por Paulo quando comia com gentios; e fingidamente tentou “sair de fino” quando os da circuncisão (judeus) se aproximaram dele (Gálatas 2:13).
Paulo também tinha seus defeitos como humano que era (reconheceu isso em 2 Coríntios 2:17); enfim; todos tinham defeitos que os faziam cometer alguns erros.
Porém NÃO SE VÊ Pedro, Paulo, João, cometendo erros NAS COISAS DE DEUS; tipo: PREDIZENDO esperanças ou datas que não se cumpriam, ou outros tipos de erros, depois que foram revestidos do poder do alto (quando foram ungidos (Pentecostes)); e muito menos saiam apregoando “essas esperanças falsas” aos 4 ventos, AFIRMANDO SEREM VERDADES REVELADAS, sem direito á contestações (entre as testemunhas de Jeová, os que contestam são tidos como fracos na fé, e se insistem são desassociados (expulsos)).
Não se vê eles inventando ensinos, afirmando que vinham de Deus, e tais ensinos não eram de Deus; principalmente os que colocavam em risco vidas de pessoas, e saúdes de pessoas como o ocorrido com as vacinas; os transplantes; frações de sangue; e claro; hoje em dia as transfusões de sangue.
Algumas divergências (não se pode chamar de erros) que havia entre eles, eram resolvidas em questões de dias no máximo (questões de ritos mosaicos; etc).
Portanto a Organização não devia comparar seus erros, com erros dos VERDADEIRAMENTE UNGIDOS do passado; porque os erros cometidos por ela (os que colocavam em risco as vidas e saúdes; fora as várias predições que não se cumpriram) DURAVAM, E DURAM MUITOS ANOS; como é o caso das transfusões.
Se Jeová estivesse na direção da obra como eles afirmam, será que Ele deixaria os “ungidos" da Organização entenderem e publicarem aos 4 ventos, DURANTE 30 ANOS que vacinas e transplantes eram pecado, ou dizerem que vacinas era uma prática demoníaca ou uma violação do pacto Noaico; e que transplantes (proibiram por 13 anos) era canibalismo, e muitas outras coisas; tais como; 13 datas marcadas pro Armagedom (falsas porque não aconteceu nada); que frações de sangue, ora eram pecado, e ora NÃO eram pecado (pior; com vidas em jogo); que injeções de soro prá hemofílicos podiam ser tomadas somente 1 vez (2 vezes é proibido porque passa a ser considerado como ''COMER SANGUE" ou uma transfusão); campanha contra os alumínios; enfim; tem muito mais coisas que não é preciso citar??

Só podemos chegar á 1 conclusão diante de tudo isso:
É muita cara de pau compararem seus erros com os erros dos apóstolos.

Usemos de sensatez:
Quando vivemos justificando nossos erros; somos humildes em reconhecer esses erros??
O verdadeiro cristão; humilde, não precisa viver justificando seus erros, pois quem os justifica é Deus (Isaías 50:8).

Isaías 50:8- Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário